Podemos afirmar que o melhor método de posicionamento é a técnica RTK em REDE, entretanto, existe a necessidade da conexão GSM/GPRS na área em que se deseja realizar o trabalho. Assim, foi desenvolvida a repetidora RTK GSM/UHF ou RTK Bridge que é um equipamento capaz de receber a correção do serviço de RTK em REDE e retransmiti-la através do tradicional link de rádio com diversos benefícios ao usuário.

repetidora rtk

A figura 1 ilustra a concepção da repetidora RTK GSM/UHF na qual existem: 1 antena GPS L1, responsável por determinar a posição absoluta em campo e enviar a informação para o servidor de RTK em REDE; 1 antena celular, responsável por amplificar a conexão GSM com a telefonia móvel do local de trabalho; 1 modem GSM, no qual o usuário pode conectar qualquer chip de telefonia móvel; 1 entrada de antena UHF, integrada no cabo para uso do rádio interno na repetidora(opcional); 1 entrada para a conexão de rádio externo (ex: rádio PDL ou ADL da Pacific Crest de 35 Watts) e um visor integrado que demonstra o status de conexão e utilização de qualquer dos hardwares citados acima.

repetidora rtk

Figura 2: Conexão GSM, concepção e cobertura.

A figura 2 demonstra a conexão GSM(Global System Mobile), sistema de comunicação mais utilizado no mundo, sua concepção de células, devido à característica da distribuição de antenas para a maior cobertura de área, deu origem ao nome de telefonia celular. Por causa do interesse das operadoras de celular, existem áreas não cobertas em sua totalidade e, consequentemente, há áreas nas quais nenhum chip GSM é capaz de localizar uma torre e completar a conexão com o sistema de telefonia celular. Atualmente, existem sites como o http://www.coberturacelular.com.br/ que demonstram, através de endereços ou coordenadas geográficas, quais as operadoras atuantes na área a ser trabalhada.

repetidora rtk

 

A figura 3 apresenta o CEGAT, único serviço de RTK em REDE disponível na América Latina, no qual dezenas de Estações de Referência Ativa enviam, continuamente, as observações de fase da onda portadora para um servidor central o qual usa um software capaz de gerar a representação do estado do espaço e gerar estações de referência virtuais ao lado dos receptores GNSS móveis que atuam dentro dessa área de trabalho.

A figura 4 demonstra o organograma completo do projeto viável graças à utilização da repetidora RTK GSM/UHF. As Estações de Referência Ativa e o software de RTK em REDE criam a representação do estado do espaço, já o receptor GNSS Móvel envia sua posição absoluta para o servidor central através da conexão GSM, a estação de referência virtual é criada na área de trabalho e essa enviará a correção para o receptor GNSS móvel, sendo este o procedimento padrão considerando-se a existência da conexão GSM em toda área do projeto. Para resolver as áreas que têm cobertura parcial da conexão GSM, utiliza-se a repetidora RTK GSM/UHF a qual receberá correção da observação de fase da onda portadora da estação de referência virtual criada e a enviará, através de link de rádio, para os receptores GNSS que também utilizam o rádio interno, resolvendo, assim, a cobertura nas áreas sem conexão GSM.

Os benefícios da utilização da repetidora RTK GSM/UHF são os mesmos da utilização da técnica RTK em REDE, logo, não há necessidade de transporte de coordenada para a base, ocorrem, portanto, a diminuição da quantidade de profissionais em campo, a maior rapidez na execução dos projetos, a diminuição do custo para a aquisição do conjunto de RTK e a realização do trabalho já georreferenciado, entretanto, agora, em locais sem cobertura de celular. Conforme a figura 5, nota-se a utilização de receptores GNSS móveis de diferentes marcas recebendo a correção de uma repetidora RTK em campo.

A repetidora RTK poderá enviar qualquer formato criado pelo software de RTK em REDE e os envia, das observações de fase, nos formatos RTCM, CMR+,NCT e ATOM permitindo que a correção RTK seja recebida por profissionais de agrimensura, da agricultura de precisão e do controle de máquinas, como pode ser visto na figura 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here