Geodésia Topografia Fotogrametria & Vant Trabalhos Acadêmicos Vídeos
Abr
01
Como a técnica RTK em REDE supera o levantamento com Estação Total ou RTK/UHF?
Segunda-feira, 1 de Abril de 2013 10:53 3 comentários
Por: Engº Me. Marcos Guandalini e
Engº Paulo Borges

A evolução dos métodos de posicionamento vêm ao encontro das necessidades de campo do agrimensor, de modo a torná-lo um profissional mais versátil e eficiente. Como já dito no artigo "Como trabalhar com RTK em Rede no Brasil", no blog do Agrimensor do Futuro, a possibilidade de trabalhar no método relativo na técnica RTK em Rede, durante um levantamento ou locação, é mais produtiva e vantajosa quando comparada com outros métodos de levantamento.


Imagem 1: Evolução dos métodos de Posicionamento no Brasil.
Conforme depoimentos de usuários e estudos de caso de alguns alunos de renomadas universidades, verifica-se que, ao utilizar técnica RTK em Rede, a produção em campo é comprovadamente maior em relação à estação total ou RTK/UHF. 

A fim de verificar e entender as vantagens desta técnica, compararemos tanto o desempenho em campo como também os custos gerados para manutenção da equipe durante a execução de uma mesma tarefa. 

Seguindo a linha de evolução dos métodos de posicionamento no Brasil, analisaremos,através da tabela e dos gráficos abaixo, o desempenho das três técnicas de levantamento/implantação simultaneamente.
 

Tabela 1: Comparação dos custos de uma equipe em campo em relação à metodologia de trabalho escolhida (Valores de Referência podem variar conforme capacitação profissional e região onde será prestado o serviço).


Gráfico 1: Custo Mensal e Produtividade/Dia de cada técnica de posicionamento ao realizar levantamentos.


Gráfico 2: Custo Mensal e Produtividade/Dia de cada técnica de posicionamento ao realizar a locação de Pontos.

Os gráficos e tabelas acima comprovam a vantagem financeira do sistema RTK em Rede sobre as demais técnicas. Como analisado no gráfico, uma equipe de topografia, composta por um operador e mais dois auxiliares em campo, é capaz de levantar cerca de 800 pontos ou implantar até 120 pontos por dia. Já quando utilizamos um conjunto RTK, é possível realizar o levantamento de até 2400 pontos por dia ou implantar cerca de 240 neste mesmo período. 

Outra vantagem da técnica, se comparada com a técnica RTK/UHF, é a tecnologia de conexão GSM de transmissão do RTK em Rede. Com isto, não haverá obstruções para a transmissão da mensagem de correção conforme já mencionado no artigo “O que é o método Relativo na Técnica RTK/GSM?” do blog Agrimensor do Futuro.

Por conta disto, aplicações práticas em campo para o RTK em Rede são as mais variadas. Seguem, abaixo, alguns exemplos destas aplicações no ramo da agrimensura/cartografia.


Imagem 1: Ambientes urbanos e rurais.


Imagem 2: Obras de terraplanagem, drenagem, esgoto e etc.


Imagem 3:  Obras fundações de edifícios, estacas, blocos e etc.


Imagem 4: Locação de platôs e taludes.


Imagem 5: Projetos de "as built".

Portanto, fica evidente que há muitos benefícios no uso de um equipamento capaz de utilizar a tecnologia de correção denominada RTK em Rede, resultando numa produção de campo maior e em um custo operacional menor , bem como no contorno de problemas existentes às tecnologias precedentes.
jacques
Segunda-feira, 14 de Abril de 2014 09:32

eu gostaria de saber mais sobre esse sistema poderia me dar algumas esplicaçoes

Agrimensor do Futuro
Terça-feira, 22 de Abril de 2014 09:10

Jacques, Para você compreender melhor a técnica RTK em REDE acesse: http://www.youtube.com/watch?v=Z3h6W6PLqX0 Obrigado por seguir nossos post. Grande abraço. Me.Eng.Marcos Guandalini Diretor Comercial/Técnico

Pedro Neto
Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013 14:00

Gostei bastante deste equipamento, peço mais informações a respeito, tipo, está comprovadamente seus trabalhos para grandes empresas, qual o valor deste equipamento, a precisão das coordenadas e altitude tem mesmo confiança para grandes trabalhos a qualquer distancia, qual o software que processa os dados no escritório, pode ser o topograph? Gostei, é fantastico, peço essas e caso tenha mais informações ficarei grato em receber.

Agrimensor do Futuro
Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013 11:40

Caro Pedro, a técnica RTK em REDE já utilizada por mais de 50 usuários diariamente no estado de São Paulo, por empresas e obras de grande e pequeno porte. A precisão das coordenadas é de 1 cm na horizontal e 2 cm na vertical, sendo que este resultado já é calculado em campo sem a necessidade de pós-processamento no escritório, possibilitando assim realizar ou o levantamento topográfico ou a locação de coordenadas com o receptor GNSS campo, substituindo totalmente a Estação Total em trabalhos topográficos. No caso do uso de softwares topográficos como o DataGeosis, será necessário apenas para o desenho topográfico, realização de curvas de nível, perfis e projetos rodoviários, uma vez que as coordenadas já virão calculadas da equipe de campo sem a necessidade de processar nada. Para maiores informações sobre a técnica RTK em REDE, já publicamos um novo POST mais detalhado no BLOG.

Isaltino Pereira
Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013 10:55

Gostaria de receber sempre todas as novidades em relacao as novidades do ramo. Obrigado

Deixe seu comentário
(Seu e-mail não será publicado)
0/1000
Alezi Teodolini

O Agrimensor do Futuro está sempre preocupado em ser produtivo, em fazer mais com menos, em usar tudo o que há de mais moderno, em nunca deixar de evoluir. E aí, você é um Agrimensor do Futuro?

Facebook Twitter Facebook
Colabore

Quer ser um Agrimensor do Futuro?

Então envie para marketing@aleziteodolini.com.br um texto, vídeo ou imagem do seu trabalho em campo, que mostre que você está de olho nas novas tendências de mercado!

Se o seu material for aprovado, ele será publicado e você ainda ganhará um presente especial do Blog!

Cadastre-se

Cadastre-se na nossa newsletter.

© 2012 - Alezi Teodolini - Equipamentos Topográficos e Comércio
Alezi Teodolini
Intersoft