Geodésia Topografia Fotogrametria & Vant Trabalhos Acadêmicos Vídeos
Out
31
Como fazer medição sem prisma?
Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 16:58 12 comentários

Por: Engº Danilo Rodrigues
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

Um dos grandes problemas na topografia, sempre foi a medida de distâncias, devido às áreas irregulares ou de difícil acesso e aos métodos empregados nesta medição em campo. Os métodos aplicados na medição da distância eram todos baseados em estimativas, como por exemplo: taqueométrica (método indireto) ou em medidas diretas com instrumentos que podem sofrer erros por causa da inclinação e distorções de uso contínuo, exemplo: trena, daí a dificuldade de se obter boa precisão.


No final da década de 60, surge o primeiro distanciômetro óptico-eletrônico, com princípio de funcionamento baseado na determinação do tempo, na qual a onda eletromagnética leva para percorrer a distância de ida e volta entre o equipamento de medição e o refletor (prisma), com isto foi eliminada a possibilidade de erro ocasionado pela influência humana.



PRINCÍPIO



EVOLUÇÃO

As primeiras Estações Totais foram lançadas em meados da década de 80, união do Teodolito (medição Angular) com o distanciômetro (medição de distância). Esta nova ferramenta trouxe algumas facilidades aos profissionais, tais como: visualização das medidas de ângulo e distância em campo, coordenadas topográficas "in loco", aplicação de correções (temperatura e pressão) e alta precisão nas medidas de distâncias.




A grande Inovação da topografia nos últimos 10 anos foi a introdução das novas estações totais que possibilitaram a medida de pontos e feições sem o uso do prisma.



Hoje, algumas estações totais já possibilitaram a configuração de dois tipos de medição ao mesmo tempo, ou seja, pode ser configurada uma tecla para leitura de alta precisão (Prisma) e outra tecla para Leitura rápida cadastral (sem prisma).



VANTAGENS

- Levantamento de Pontos Inacessíveis;
- Cálculo volumétrico (sucata, minério e etc);
- Melhora qualitativa e quantitativa na qualidade dos dados do levantamentos cadastrais;
- Maior Rapidez no levantamento cadastral;
- Diminuição do número de Profissionais dependendo do projeto;


APLICAÇÕES





As-Built de edificações e obras de arte







Demétrios Cadete
Terça-feira, 27 de Maio de 2014 13:41

Muito bom artigo, não conhecia esse canal de comunicação... Parabéns!

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 09:41

Obrigado pelo elogio Demétrios. Publicamos nossa Leitura da Semana toda terça feira entre 8 horas da manhã até meio dia. Continue nos seguindo, mais novidades estão por vir. Grande abraço.

Miguel Domingos Manuel
Quarta-feira, 21 de Maio de 2014 14:37

Obrigado pelas dicas

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 09:42

Miguel, Ficamos felizes por ter gostado de nossas dicas. Continue nos seguindo mais novidades estão por vir. Grande abraço.

José Artur Rebelo da Rosa
Quarta-feira, 21 de Maio de 2014 11:57

Já usei todos estes métodos para medição das distâncias, este mesmo distanciomêtro aí da imagem, o Ranger acoplado a T1 Wild pagava 1 salário mínimo por dia de aluguel, mas valia apena pela rapidez. Para os cálculos utilizava a TI59 da Texas acoplada a impressora PC100 que utilizava papel térmico (1 salário mínimo 3 bobininhas). Hoje uso GNSS L1/L2 consorciado com estação que mede sem prisma, o software é o DataGeosis, realmente neste últimos 30 anos os métodos topográficos evoluiram muito, só tem um problema: Quando comecei tinha cabelos bem pretinhos, e hoje já sou vovô. rsrsrsrsrsr

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 09:43

José, Rsrs obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Agradecemos e ficamos a sua disposição. Grande abraço.

Jan Nazorek
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 22:29

Muito esclarecedor o tema em questão agradecemos em nome da topografia...

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 09:44

Jan, Obrigado pelo elogio. Sinal que estamos no caminho certo. Grande abraço.

vanil vasconcelços costa
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 17:03

quando o curso de estação online ficará a disposição?

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 09:45

Vanil, Já estamos com o vídeo de treinamento da Estação Total, publicado no nosso canal do Youtube. Segue abaixo o link com a apresentação. A disposição. Grande abraço. http://bit.ly/1pLJ0sQ

David Lima
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 15:50

Prezados senhores, Parabéns pela iniciativa e pelas excelentes matérias publicadas. Sou professor de topografia nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, zootecnia e técnico em Agropecuária do Câmpus Rio Verde do Instituto Federal de Educ. Ciênc. e Tecnologia Goiano e tenho utilizado suas publicações não só para me atualizar mas também como material didático e o material publicado tem sido de ótimo nível. Abraço. Prof. Dr. David V. Lima

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 10:09

Prof. Dr. David V. Lima Muito obrigado pelos elogios e ficamos felizes que nosso material, está sendo compartilhado com seus alunos. Grande abraço.

José Alberto
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 11:30

Muito Bom, gostaria de saber se o equipamento funciona similar ao scanner e se faz varedura de pontos em área com cobertura vegetal. Parabéns. José Alberto

Agrimensor do Futuro
Quarta-feira, 4 de Junho de 2014 09:04

José, a estação total com capacidade de medir sem prisma, realiza medições em objetos determinados pelo técnico que opera o equipamento. Assim, e necessário que exista visada entre o objeto e o equipamento, sendo distinto do scanner como citado. ME. Eng.Marcos Guandalini

Walter Teixeira Cruz
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 10:52

Trabalho com Máquinas e Equipamentos Industriais e gostaria de saber se em medição sem prisma ou com se existe algum aparelho que me de +/- 1 mm de precisão

Agrimensor do Futuro
Quarta-feira, 4 de Junho de 2014 08:58

Walter, a estação total focus 30 por exemplo tem a precisão linear de 3mm + 2ppm para medições inferiores a 300 metros. Desconheço algum equipamento que alcance a precisão citada. Att, ME. Eng.Marcos Guandalini

Saulo José Branco
Terça-feira, 20 de Maio de 2014 10:33

muito bom os comentarios são coisas que se usa dia a dia mais sempre tras alguma coisa que vc nem se lembra

Agrimensor do Futuro
Segunda-feira, 2 de Junho de 2014 10:09

Saulo, Obrigado pelos pontos positivo. Grande abraço.

jorge luiz lopes
Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 09:18

Parabens pela iniciativa em esclarecer as mil e umas possibilidades de aprender, e evoluir com as tecnicas atuais advindas de Futuristas na area da Mensuração.Continuem com o belo trabalho.

Agrimensor do Futuro
Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014 14:24

Olá Jorge, Obrigado pelo elogio, dessa forma reforça que estamos no caminho certo. Grande abraço.

Roberto Camargo
Sábado, 24 de Novembro de 2012 23:22

Sou professor de topografia da rede estadual no estado do RS, e gostaria de ter oportunidade de apreender com aparelhos mais modernos. Se possivel fazer algum curso a distancia. Coom é possivel fazer me dao uma indicaçao. AGUARDO OBRIGADO.

Agrimensor do Futuro
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013 08:20

Caro Roberto, até o final de Outubro vamos disponibilizar o curso online da Estação Total RUIDE em nosso BLOG. Fique ligado! Obrigado pela audiência.

Hugo gualberto ferreira
Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 18:32

Muito bom , que pena que a minha não tem esta função.Parabéns.

Agrimensor do Futuro
Terça-feira, 6 de Novembro de 2012 16:18

Prezado Hugo, as estações sem Prisma já são uma realidade em nosso mercado, com preços acessíveis ao alcance de todos os profissionais. Se um dia tiver a oportunidade de trabalhar com uma, temos certeza que vai se encantar com todo os benefícios que ela apresenta.

Deixe seu comentário
(Seu e-mail não será publicado)
0/1000
Alezi Teodolini

O Agrimensor do Futuro está sempre preocupado em ser produtivo, em fazer mais com menos, em usar tudo o que há de mais moderno, em nunca deixar de evoluir. E aí, você é um Agrimensor do Futuro?

Facebook Twitter Facebook
Colabore

Quer ser um Agrimensor do Futuro?

Então envie para marketing@aleziteodolini.com.br um texto, vídeo ou imagem do seu trabalho em campo, que mostre que você está de olho nas novas tendências de mercado!

Se o seu material for aprovado, ele será publicado e você ainda ganhará um presente especial do Blog!

Cadastre-se

Cadastre-se na nossa newsletter.

© 2012 - Alezi Teodolini - Equipamentos Topográficos e Comércio
Alezi Teodolini
Intersoft