Serviços de Vant: O veículo aéreo não tripulado (VANT) é uma aeronave operada sem a presença de operador a bordo, ou seja, controlada remotamente, e não possui tripulantes e passageiros. As palavras Drone e RPA (Aeronave Remotamente Pilotada), são termos referente a uma aeronave do tipo VANT.

O uso do VANT hoje em dia, vem ganhando mais espaço na área da agrimensura. Realizar serviços com o VANT é tornar o mapeamento de médio, pequeno e micro formato mais eficiente, pois otimiza o trabalho dos profissionais que buscam uma boa qualidade e agilidade na captação de dados geográficos.

Os principais componentes de um Vant são: sensor de imageamento, o receptor GNSS e o sistema inercial (IMU). O sensor de imageamento nada mais é que uma câmera de resolução elevada, podendo ser um sensor passivo (sistemas fotográficos) ou ativo (radar e laser). O receptor GNSS, é o equipamento que coleta as coordenadas para georreferenciar as imagens. E o inercial, que é um equipamento que permite medir os parâmetros de aceleração linear, e a velocidade angular dos 3 eixos tridimensionais (ω,φ,κ) de uma aeronave, possibilitando assim uma melhor precisão dos dados.

Atualmente, os Vants estão sendo fabricados com a tecnologia receptor GNSS RTK (Real Time Kinematic), o que torna o produto final mais preciso e confiável. Com esse novo método, não é necessário utilizar os pontos de controle, e também proporciona que o plano de voo e o software de controle se conectam com a base, transmitindo um sinal de correção para o rover a bordo da aeronave.

São inúmeros os tipos de serviços de Vant aplicados na área da agrimensura. Os serviços são: atividades agropecuárias (falha em plantio, monitoramento da saúde das plantações, contagem de gados e entre outros), modelo digital de superfície (MDS), modelo digital de terreno (MDT), mapeamento de imagens 3D, cálculo de volume, monitoramento de estruturas, monitoramento meteorológicos, monitoramento de risco naturais, combate ao incêndio, inspeção de plataformas de petróleo, dentre muitos outros usos que já existem ou ainda estão por vir.

Neste contexto, o agrimensor do futuro traz para você 3 áreas que utilizam serviços do Vant.

– SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA

A Topografia nada mais é que determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre. Otimizar e agilizar a coleta de dados da superfície terrestre sempre foi um desafio para os estudiosos, e hoje, com o auxílio do Vant na topografia, isso se tornou possível.

A diferença entre a topografia clássica e a topografia com o auxílio do Vant, está no método de aquisição de dados. Enquanto a aquisição de dados da topografia clássica é realizada com os equipamentos, nível, estação total e receptores GNSS, a aquisição de dados da topografia com Vant é realizada com sensores de imageamento aerotransportados.

Quando referimos serviços topográficos utilizando um Vant, estamos falando em serviços de análise do relevo (MDT). Os principais serviços de análise do relevo são: quantificação de volumes, planialtimetria, sistematização de terrenos para corte e aterro.

Dessa forma, o produto gerado após a captação das imagens são as nuvens de pontos de alta densidade, obtidas por meio do processamento de imagens (ortoimagem) e filtragem, permitindo assim, fazer uma análise e extrair medidas.

As principais vantagens do Vant na topografia estão na redução do tempo em campo, na redução de tempo no processamento dos dados e na análise ampla das informações através da ortoimagem, tudo isso, quando comparado com a topografia clássica.

Portanto utilizar o Vant para serviços topográficos é uma boa opção para você que quer reduzir o tempo em campo e revolucionar o seu método de trabalho.

– SERVIÇOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

O Sensoriamento Remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Pode se dizer que, o sensoriamento remoto realiza observações de grande formato da Terra através de satélites orbitais. E com a evolução da tecnologia, é possível realizar serviços de sensoriamento remoto de pequeno e médio formato com a ajuda do Vant.

Os serviços de sensoriamento remoto com Vant, segui para o lado dos estudos de análises de recursos ambientais e agrícolas, tais como, mapeamento e monitoramento de desmatamento, recursos hídricos, riscos ambientais, riscos de incêndio, acompanhamento da plantação, monitoramento da saúde das plantas, agricultura de precisão, transmissão de energia, entre outras infinidades de serviços.

Os Vants de sensoriamento remoto são compostos por câmera multiespectral, esta possui múltiplos sensores e filtros de alta qualidade. Estes sensores são capazes de captar a luminosidade refletida pelos objetos terrestre, que são invisíveis a olho nu, e conseguem individualizar em bandas cada uma dessas cores (Red – R, Green – G, Blue – B e Infravermelho – NIR).

Entretanto, o produto gerado são bandas (imagem) com as cores captadas, que quando combinadas resultam em uma imagem de determinadas cores, que permite o estudo desses serviços.

As cores RGB, quando sobrepostas formam cores coloridas (cor natural e falsa cor), que permitem realizar análises dos objetos imageados. O infravermelho (cor não visível) possui informações importantes sobre os estados fisiológicos e da saúde da planta.

Portanto, o Vant aplicado no sensoriamento remoto é um aliado fundamental para o estudo de análise de recursos ambientais e agrícolas, pois, evita a perda da produção de cultivos, monitora áreas com risco a comunidade, uso e ocupação do solo e muito mais.

– SERVIÇOS DE FOTOGRAMETRIA

O mapeamento e monitoramento realizado com VANT nada mais é do que a legítima fotogrametria. A fotogrametria é a ciência, arte e tecnologia de obter informações de confiança sobre objetos com o uso de captação de fotografia e energia eletromagnética.

A fotogrametria teve seu início a bordo de balões, e agora está presente em aeronaves remotamente pilotadas. Os produtos gerados pelo Vant são os mesmos gerados pela fotogrametria clássica, porém de um formato menor e com menos precisão. Esses produtos são: ortofotos, modelos digitais de terreno e elevação, extração de feições por visão estereoscópica e etc.

Devemos ter em mente que, todo o produto gerado em serviços de Vant são produtos oruindo da fotogrametria.

O Vant é uma tecnologia atual que está revolucionando o mercado da agrimensura. Saber escolher a área que o Vant será aplicado é muito importante, para não gerar serviços de baixa qualidade, também vale ressaltar, que os programas de processamentos e imagens são muito complexos, e exige uma certa experiência na área, então procure se especializar antes.

Portanto, o Vant é um equipamento que permite reduzir muito tempo em campo e em processamento, aumenta a produtividade e oferece um serviço de alta qualidade para a visualização, tornando assim este equipamento muito poderoso.

Se você tem dúvidas sobre serviço de vant, deixe seu comentário para o Agrimensor do Futuro aqui embaixo!

Veja modelos de Vants no Site da Alezi Tedolini!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here