Receptor GNSS SF3040 – Com Tecnologia Starfire, é o equipamento com o maior número de possibilidades do calculo do método relativo no mercado.

Alezi Teodolini, representante da NAVCOM no Brasil, anuncia um novo recurso para seus receptores GNSS, o STARFIRE Over IP. Esta opção permite aos usuários acessarem as correções StarFire através da Internet, dando-lhes acesso a um posicionamento confiável e preciso ao nível de 5 centímetros, sem a necessidade de uma Estação de Referência.
O sinal de correção StarFire da NavCom oferece cinco centímetros de precisão horizontal em todo o mundo usando o método de posicionamento absoluto preciso. O serviço esta disponível em tempo integral através do envio da correção STARFIRE, por sete satélites da IMARSAT, estando agora disponível também via internet. O sistema possui 40 Estações de Referência terrestres ao redor do mundo, as quais permitem corrigir as efemérides transmitidas e o erro do relógio dos satélites.

Atualmente o receptor GNSS SF3040 é disponibilizado ao mercado mundial com o sinal “STARFIRE LIFETIME”, ou seja, a correção mundial de 5 cm é gratuita por tempo indeterminado. Após 1 ano de comercialização do produto e diversos testes de campo a equipe técnica da Alezi Teodolini concluiu que para atingir a precisão de 5 cm em campo, utilizando-se o receptor GNSS SF3040, necessita-se efetuar uma inicialização de 40 min, quando a área a ser levantada não possui nenhum ponto conhecido. Nos casos em que houver um ponto conhecido, basta realizar a inicialização (Quick Start) neste ponto por um período de 50 segundos, obtendo-se a precisão de forma rápida e eficiente. Nas situações de bloqueio do sinal de correção dos satélites IMARSAT é necessário realizar novamente o procedimento de incialização, podendo-se utilizar o último ponto registrado no modo Quick Start.

Além do posicionamento absoluto preciso, o receptor GNSS SF3040 permite a coleta nos métodos relativos utilizando-se as técnicas pós-processado e em tempo real (RTK/UHF, RTK/GSM e RTK em REDE), simultaneamente ao recebimento das correções STARFIRE por satélite ou IP. Como todos estes recursos, o receptor SF3040 é o equipamento com o maior número de possibilidades para realizar um posicionamento GNSS no mercado.

 

Em testes realizados no Brasil nas áreas urbanas, o receptor SF3040 apresentou perdas constantes de recepção da correção STARFIRE, devido à obstrução dos sinais dos satélites. Nestas condições, foi desenvolvido a capacidade de receber a correção STARFIRE por um IP, permitindo-se assim, mesmo em locais urbanos, o acesso às correções STARFIRE por meio de uma conexão GSM(Global System Mobile).

A capacidade de acessar correções StarFire através da internet proporciona aos nossos clientes uma maior confiabilidade em sua utilização. Além da disponibilidade das correções StarFire 24h via satélite, os usuários passam a ter acesso às correções StarFire em situações nas quais há obstruções que impedem a recepção, tais como profundos cânions urbanos ou locais de latitude muito altas, desde que se tenha acesso à telefonia móvel via conexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here